best web design software

MITOS E VERDADES SOBRE O LED

Por Patrícia Tavares/ Dudu Ferreira - 01/04/2016

LED: Esclareça mitos e verdades:

Valorizada pelo baixo consumo de energia, a tecnologia LED (que converte energia elétrica em luz dentro de um material de cristal sólido), mostra os benefícios da substituição de lâmpadas tradicionais, ao mesmo tempo em que surgem diversos mitos e verdades sobre o assunto.
Para ajudar a esclarecer as dúvidas mais frequentes, relacionamos cinco tópicos abaixo:

1. Produção de Calor

Para quem acredita que lâmpadas de LED não esquentam, precisamos dizer que isso é um MITO! Na realidade, elas esquentam menos do que as opções disponíveis no mercado. Ainda assim, é necessário ter muito cuidado na instalação, principalmente para que a saída do ar quente seja apropriada, ou seja, pela parte de trás e não pela frente. 

2. Durabilidade

Frequentemente surgem questionamentos: a lâmpada de LED tem maior duração que lâmpadas tradicionais? Para esclarecer, temos um comparativo. Enquanto uma lâmpada fluorescente oferece de 6 mil a 8 mil horas de funcionamento, a LED garante, em média, de 20 mil a 50 mil horas de funcionamento. Então é VERDADE! Lâmpadas LD tem maior vida útil. 

3. Variedade de Cores

Também existem comentários quanto à variedade de cores das lâmpadas de LED, pois acreditam que só existem na cor branca. O que é MITO! Existem diversas cores, inclusive a lâmpada de cor amarela é recomendada para cidades históricas como São Luiz do Paraitinga, e a colorida (RGB).

4. Investimento

Precisaremos aprofundar um pouco mais nesse aspecto. Se avaliarmos superficialmente, baseados apenas no custo de instalação, sim, as lâmpadas de LED apresentam custo superior. Porém se realizarmos o custo de payback, que avalia a durabilidade e manutenção do produto, a nova tecnologia apresenta considerável vantagem competitiva.

5. Sustentabilidade

Vamos realizar algumas análises. Se um milhão de pessoas trocassem uma lâmpada comum por uma opção em LED, a quantidade de eletricidade anual economizada seria suficiente para alimentar 4.400 casas. Para melhorar os dados, essa mesma substituição também acarretaria em uma diminuição de CO2 na atmosfera equivalente à retirada de 3.900 carros por ano. 

A reciclagem também é um grande diferencial. Ao ser desativado, 98% dos componentes do LED podem ser reaproveitados. Não há dúvida de que é VERDADE o atributo de sustentabilidade do LED.  

SIGA-NOS