free website generator

SUA CASA ESTÁ REPLETA DE INSETOS? SUBSTITUA LÂMPADAS COMUNS POR LÂMPADAS DE LED.

Por Patrícia Tavares/ Dudu Ferreira - 22/04/2016

Lâmpadas comuns atraem mosquitos

Você sabia que lâmpadas comuns podem atrair insetos dentro de um raio de 200 metros? 

Segundo estudo apresentado na conferência da Associação Americana do Avanço da Ciência, pelo ecologista Michael Justiça, PhD da Universidade de Carolina do Norte, a pior opção para iluminação exterior são as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) é a luz de LED de cor quente – amarela ou laranja. 

O estudo revela que os LEDS amarelados tiveram resultados superiores aos apresentados pelas lâmpadas que garantem ser “antimosquitos”. Segundo o ecologista: “Esse é o primeiro estudo a comparar diretamente todos os principais tipos de lâmpadas projetados para uso residencial exterior. A mudança generalizada para lâmpadas de LED pode reduzir significativamente o impacto da poluição luminosa sobre os insetos”. 


Como o estudo foi realizado? 

Michael e sua equipe criaram uma armadilha com uma única lâmpada dentro, testando os seis tipos a cada noite. Pelas manhãs, eles verificavam o número e o tipo de insetos que estavam caídos em volta. Para garantir que o brilho da Lua não interferisse nos resultados, eles mapearam as fases da Lua no período de três meses e fizeram com que cada lâmpada fosse exposta da mesma maneira. Além disso, eles também mantiveram um padrão de temperatura para evitar ambientes diferentes.

Até o final do verão, ele havia capturado um total de 8.887 insetos na armadilha de luz. E ficou claro que algumas lâmpadas eram muito mais atraentes para insetos do que outras. No geral, as lâmpadas incandescentes atraíram o maior número de insetos, seguidas das lâmpadas fluorescente compactas, globos de halogéneo, e LEDs coloridas. A segunda melhor opção foi a lâmpada “antimosquitos” e a vencedora foi a lâmpada LED de cores quentes. A maior surpresa foi notar que o melhor resultado veio de uma lâmpada não projetada especialmente para afastar insetos.


Conclusão:

 Podemos concluir que além de todos os benefícios já citados nos outros textos, como economia de energia, baixíssima manutenção devido à vida útil mais longa, sustentabilidade para o planeta por não possuir metais pesados em sua composição, entre tantos outros, as lâmpadas de LED foram comprovadamente vitoriosas como melhor opção para proteger sua casa de insetos. 

SIGA-NOS